sexta-feira, 15 de abril de 2011

Como integrar o SP1 no Windows 7

A pergunta que devem estar a fazer é: para que serve integrar o SP1 no Windows 7 ?

Quando temos um problema no computador, o DVD do Windows vem com uma opção de reparação, um link no canto inferior esquerdo na tela instalar agora.

Ora se eu instalei o Windows 7 sem SP, e tendo o computador ligação á internet, é normal que o SP se instale automaticamente, ora se eu tiver um problema com o PC, o meu DVD Original já não me serve, pois quero rectificar uma coisa que é superior ao que tenho no DVD. Uma solução passa por desinstalar o SP1 e usar o DVD Original a outra é integrar o SP1 no dvd Original.

Se calhar já aconteceu levarem o PC a um técnico, e ele disse que o problema é muito complicado vamos lá ver se não temos que formatar o disco, e depois , olhe com grande esforço já reparamos sem ter que formatar, e lá sem vão 50 a 100 Euros , para uma coisa que nem precisaram de estar perto do PC.

Fizeram simplesmente sfc /scannow numa linha de comandos com privilégios de administrador e com o DVD no leitor de DVD e voilá o sistema autoregenera-se, substitui ficheiros corrompidos, em falta , ou não faz nada caso o problema não seja do Windows. Mas para isso convêm somar laranjas com laranjas, ou seja o SP1 tem que estar integrado no DVD Original.

Vamos precisar de uma máquina Virtual, fiz com a VMWare, podem descarregar do site do fabricante, para o que vamos fazer, e como é software pago mas tem opção trial serve.

Ir ao site da microsoft e descarregar e instalar o Waik para Windows 7 e descarregar o SP1 também.

Criar uma máquina virtual com o Vmware com um disco de 20 GB, ao instalar o SO na parte em que aparece o disco que criamos, vamos particiona-lo, criar uma partição de 5 GB e formata-la, depois clicamos na outra e fazemos seguinte, o SO começa a ser instalado.

Quando chegamos a uma tela em que nos pede para dar um nome ao computador, fazemos ctrl-shift-F3, e a máquina virtual reinicia em audit mode, aparece uma janela, para já não fazemos nada com essa janela.

Agora vamos instalar o SP1, para isso usei o Folder2ISO, que é um programa que transforma pastas em imagens ISO , que é bastante útil para trabalhar com MV.

Crio uma pasta , gravo o SP1 dentro dessa pasta e crio uma ISO para poder carregar pela máquina virtual, também podia usar uma pen, pois a vmware permite acesso ao dispositivos usb mas é mais complicado.

Ao contrário do seu antecessor o Vista, a limpeza do SP1 e do SP2 no Vista era feita aqui (auditmode) pois havia dois comandos internos para o fazer, os quais

só consultando os meus apontamentos para me lembrar. O pessoal fazia a integração com o Vlite, que só deu suporte até ao SP1, para integrar o SP2 não dava, este método serve para qualquer SP. No Windows 7 a limpeza terá que ser feita offline, daí o Waik. Ao fazer a limpeza dos ficheiros de seguranaç criados na instalação do SP1 já não se poderé remover o SP, caso não se faça essa limpeza essa opção mantém-se. A questão é que limpando ficamos com um DVD leve, quase idêntico em tamanho ao original.

Depois de instalado o SP1 , escolhemos na janela que nos apareceu no ínicio a opção que contém OOBE, marcamos generalizar e escolhemos desligar.

Agora precisamos de fazer um disco PE, pode-se fazer com o Waik, mas é bastante complicado, assim escrevam make_pe3 no google e vão directamente para um site que tem este programa para criar esse disco PE. Fiz o disco escolhendo a 2.º opção da imagem que encontrarão nesse site do programa, ou seja como no ínicio instalei o Waik, quero que o programa use o meu windows 7 como fonte para Disco PE.

Agora carrega-se essa imagem na MV, e importante, tem-se que se fazer o boot por este disco, e como , ao iniciar a MV escolhe-se ESC para poder escolher por onde se dá o Boot, no meu computador mais lento, não houve problema , mas num computador mais rápido podemos não conseguir á primeira, caso isso aconteça, deixamos chegar á tela para dar o nome ao computador, fazemos crtrl-shift-F3 e escolhemso a opção que tem OOBE, generalizar e desligar.

Mas vamos pensar positivo e a MV dá o boot pelo cd PE.Vamos encontar um Mini Windows 7, de todas as ferramentas disponíveis queremos usar o Gimagex.

Abrimos o Gimagex, escolhemos a fonte, ou seja a partição de 15 GB onde instalamos o Windows 7 e o destino a partição de 5 GB, damos o nome install a extensão wim ele dá por defeito, clique na opção boot e create. espere +/- 1 hora dependendo do seu PC.

Agora vamos a edit da máquina virtual e é aqui que percebem o porquê desta máquina e o porquê de duas partições. Clicamos em disco HD, e fazemos Map, escolhemos a partição de 5GB vai abrir uma janela, garantimos que só de leitura e ok.

Lá está o nosso ficheiro Install.Wim com o SP1 integrado.Guardem-no na vossa máquina real.

Para quem não quer limpar, o SP1, no meu caso usei o ultraiso, podem usar a versão trial, carregam o DVD original, coloquem-se na pasta sources, na parte de baixo procurem onde está o ficheiro install.wim digam para adicionar, vai perguntar substituir este por este digam ok, e façam guardar, vai pedir a localização e nome e pronto têm o windows 7 com o SP1 integrado em ISO, gravem-no para um DVD.

Para quem quizer limpar voltarei cá mais tarde para completar o tutorial pois não trago as cábulas dos comndos que se têm que executar, na linha de comandos que está na pasta do Waik.

Cá estou para completar o tutorial, isto para quem quizer limpar os ficheiros de backup do SP1, e emagrecer a imagem install.wim.

1.º criar duas pastas na raiz do sistema , clicamos em c:\ e criamos duas pastas, podem dar o nome que quizer, só têm que estar atentos que o mudam na linha de comandos aqui exemplificados

Assim criei uma pasta chamada test e dentro desta uma chamada images e criei outra abaixo de c:\ chamada montar_images.

e copiamos o ficheiro install.wim que criamos para dentro de c:\test\images

1.ª Fase - Dism /Get-WIMInfo /WimFile:C:\test\images\install.wim

este comando vai mostrar um n.º, ou seja cada versão do windows 7 tem um n.º chamado index, no meu caso deu-me 1. Isto é importante quando queremos extrair uma versão de um disco que contêm várias versões. os chamados all-in-one ou queremos fazer um.

2.ª Fase - imagex /mountrw c:\test\images\install.wim (aqui colocamos o index que nos deu) c:\montar_images

Este comandor vai desmontar a imagem nesta pasta para a podermos editar, se forem ver a pasta test\images já não tem nada e montar_images é que tem os dados.

3.ª Fase -  Dism.exe /image:c:\montar_images /cleanup-image /spsuperseded

Este comando limpa a imagem, tornando o SP1 permanente, e a imagem + leve

4.ª Fase - imagex /unmount /commit c:\montar_images

este comando, monta a imagem novamente para c:\test\images.

depois é só fazer os procedimentos anteriores para ter um dvd ou uma iso com o sp1 integrado.

este método é bom pois não precisa de programas de terceiros, e comparado com os outros tais como rt seven lite, este procedimento deixa uma iso mais pequena.

7 comentários:

  1. Muito complicado de se fazer.

    ResponderEliminar
  2. Vamos por partes. Faça esta.Tem que ter uma Vmare, e saber trabalhar com máquinas virtuais, é fundamental, também fiz com o virtual pc da microsoft e demora 8 a 10 horas com a vmware 1 hora.Primeiro instala o waik http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=5753 (1.7 GB).Ao instalar o windows 7 na máquina virtual, na parte em que pede um nome de computador, faz CTRl-shift-f3.O comuputador vai reiniciar, vai aoarecer uma caixa não faz nada e instala o sp1. Depois escolhe na caica obbe , generalizar e shutdown.Esta é a primeira parte só falta extrair, é a 2.ª.

    Link parta make_pe - http://www.mediafire.com/?fi81wqcdmzdv5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a supor que sabe instalar um SO numa máquina virtual.

      Eliminar
  3. O waik é para instalar na máquina real, pois ao fazer o Make_pe, vai usar o seu pc como fonte de dados

    ResponderEliminar
  4. tente este - DISM.exe /Image:C:\test\offline /Cleanup-Image /spsuperseded /hidesp

    site - http://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/windows_7-performance/dism-cleanup-image-not-working/e4611720-6add-4040-be9f-40516369d629

    Como deve ter feito o dowmnload do Waik mais recente, os comandos podem ter alterados, estes eram válidos, para o waik em que fiz o tutorial

    ResponderEliminar
  5. no lugar de test, coloque a pasta onde está a imagem, na raiz

    ResponderEliminar
  6. e já agora se não resultar use o do post mas acrescente o offline

    ResponderEliminar